domingo, 10 de outubro de 2010

Panela de Cobre

O cobre é mineral conhecido desde os tempos remotos e usado há muito tempo pelo homem. Na forma de tachos são as prediletas das doceiras tradicionais, que, aliás, não abrem mão deste utensílio, principalmente para derreter açúcar e para fazer caldas.

Na infância muito me esbaldei em bananadas e marmeladas produzidas nesse tipo de panela!

Apesar, entretanto, da economia no consumo gás, há vários indícios de que a panela de cobre contamina o alimento. Os próprios fabricantes aconselham que não se remova a camada interna de aço inox, pois, dessa forma, o cobre contamina o alimento, passa para o corpo e o resultado é o aparecimento de transtornos no funcionamento dos rins. O cobre deposita-se preferencialmente no cérebro e no fígado. Os sintomas encontrados são inicialmente decorrentes do comprometimento destes dois órgãos.

Também aconselho de que não se deixe o alimento esfriar dentro da panela de cobre, pois o sal e os ácidos reagem com as substâncias da panela e podem provocar a liberação de substâncias tóxicas. Perceba o perigo e, antes de comprar um doce pronto, sempre pergunte se é de açúcar branco (se for dispense!) e o tipo de panela em que foi preparado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário