domingo, 10 de outubro de 2010

Panela de Alumínio



O alumínio é o melhor metal para condução do calor, mas as panelas feitas com esse metal normalmente não utilizam matéria prima virgem, mas reciclada, o que compromete o produto final, o tornado tóxico para consumo humano. Poucas pessoas sabem, por exemplo, que as panelas comuns, de alumínio fino, jamais devem ser lavadas internamente com bombril ou outro esfregão de aço. Mesmo que os fabricantes não avisem, a maioria das panelas de alumínio contém na superfície interna uma camada de material não oxidável e atóxico, destinado a impedir a contaminação alimentar. Mas a maioria das donas de casa e secretárias do lar, movidas pela desinformação e pela necessidade de estética, esfregam o material com vontade, retirando a desconhecida proteção e, assim, prejudicando a deliciosa comidinha ali preparada.

Importante deixar claro que a panela de alumínio, na medida do possível, deve ser dispensada ou utilizada eventualmente para receitas que não necessitem contato direto com o alimento como é o caso, por exemplo, do cuscuz. Lembre-se: Toda panela de alumínio deve ser areada e linda por fora, mas escurinha por dentro para garantir menor toxicidade.

Há uma grande discussão sobre o alumínio. Este metal é abundante na natureza, totalizando 7% dos minerais do planeta. Infelizmente a maior parte das informações que o defendem e apontam como atóxico são corporativas, ou seja, de produtores e fabricantes que utilizam alumínio.

Há outros grupos, entretanto, que dizem ser altamente tóxico e causador inúmeras de doenças degenerativas. Enquanto não temos consensos, o melhor é não utilizarmos. Afinal, acredito que ninguém deseje descobrir por si certas coisas.

Importante nunca guardarmos alimentos dentro de panelas de alumínio. Também não devemos utilizar colheres de metal que possam raspar o fundo da panela e liberar partículas, contaminando o alimento. Utilize preferencialmente a colher de pau sempre que possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário